sexta-feira, 13 de maio de 2011

MP4

MP4 foi publicado em 1999 mas só começou a ser usado em meados dos anos 2000. O formato permite vídeos de alta definição, e por isso foi rapidamente adotado pela indústria.


Em decorrência da similaridade dos nomes, há quem pense ser o MP4 a evolução do já popular MP3, mas, na verdade, trata-se de tecnologias diferentes. Tirando Mp3 e MP4, o resto não existe. Alguns fabricantes pegaram embalo nas siglas do formato MPEG de compactação para nomear seus dispositivos multi-funções.

MPEG 4 é um formato para vídeos comprimidos.

O MP4 é um formato que surge no rastro do sucesso obtido pelo formato anterior (mp3). No entanto, este não é mais um simples formato de áudio como os anteriores, mas um formato de vídeo que possui áudio em MP4. Aqui a coisa começa há ficar um pouco confusa, já que, ao contrário do que acontece com o MP3, os aparelhos chamados de MP4, com poucas exceções como o iPod, não apresentam a função de player de MP4. Estes aparelhos são apenas um reprodutor de MP3 com capacidade de reprodução de vídeo, ainda que de outras extensões, normalmente de qualidade de compactação inferior, como o AMV.

(AMV-extensão de arquivo de vídeo. AMV, normalmente usada em MP4s).

Jessica Bueno / Roger

Nenhum comentário:

Postar um comentário